ULTIMAS ATUALIZAÇÕES
02/12 - PÁGINA MANIFESTO COMPROMISSO Total de visitas: 52857
|
CORAÇÃO ABERTO
RESPOSTA AO COLEGA LEONARDO LOPES DO CRAAI NOVA FRIBURGO (CARTA ORIGINAL EM APOIOS)
Caro Leonardo,
li, reli e voltei a ler e continuarei e ler suas palavras sempre.
Fizestes uma análise brilhante.
Demonstrastes ter uma capacidade incomum de "ler" os comportamentos coletivos. E é aí que queremos - com nossa proposta - entrar definitivamente neste debate.
Ninguém aqui é leviano de achar que iremos conquistar esse direito de uma hora para a outra.
Abstraindo sinceramente a questão eleitoral de nossa associação, acredito firmemente ser dever de consciência de um postulante a cargo de representação de classe (sou sim candidato a presidente na ASSEMPERJ), defender propostas de CAMPANHA que - como bem dissestes - NORTEIEM o debate.
É claro que temos temas fundamentais de nosso dia-a-dia laboral que irão ser encarados com muita firmeza se tivermos a honrosa incumbência de dirigir, por um período, nossa atual entidade de classe.
Temos a questão da redução da jornada de trabalho para 6 (seis) horas; temos a recuperação de defasagens salariais históricas (uma pequena equipe está levantando essa questão e disponibilizaremos durante a campanha para conhecimento de todos); temos a questão do vale-transporte; um plano de saúde que seja de SAÚDE MESMO e não o parco valor atual; e muitas outras fundamentais questões...
Tem uma que considero muito importante para nossas famílias, apesar de ser uma questão que poucos gostam de abordar. Diz respeito ao auxílio post morten, que existia (eram 5 salários brutos) e que foi suprimido por iniciativa recente da ALERJ (era um benefício de todos os servidores do estado).
Falei acerca de algumas reivindicações, porém volto ao assunto Eleição PGJ. Considero um tema estratégico. Enquanto o assunto estava restrito às gavetas de nossa associação, nenhuma repercussão, nenhum debate, nada, nada, efetivamente NADA tínhamos de expectativa em relação ao assunto. Hoje já se transformou em um PROJETO, bem verdade que ambicioso, mas acredito de verdade que é um projeto que merece de todos nós servidores do MP RJ a nossa especial atenção.
Ao mesmo tempo em que tenho um imenso sentimento de satisfação em ter "levantado essa bola", confesso que fiquei positivamente impressionado com a aceitação que encontramos entre os colegas. Tivemos uma sugestão inclusive que quero compartilhar com você: um colega aqui na Sede nos procurou e propôs que oficializássemos toda essa nossa Votação Simbólica da 1ª Consulta Eleitoral PGJ - 2009, o que achas ? e te digo a minha opinião, que é fazermos sim o registro oficial no protocolo do MP de tudo que apurarmos em termos de votação, com um único objetivo, qual seja, provocar desdobramentos técnicos internos que levem o assunto a, quem sabe, uma proposta favorável que deságüe no CNMP para dali tomar o rumo parlamentar.
Devo salientar que a proposta referente ao CNMP é de uma colega, brilhante por sinal, que está apoiando o projeto.
Além dessas propostas que estamos tratando - você realmente soube pontuar a discussão - as imediatas e as de interesse estratégico, apresentei para debate outras duas que considero também serem dignas de estar em lugar privilegiado. São as que demos os títulos de: " NATAL ! Faça Acontecer " e a "Responsabilidade Sócio-Ambiental".
Vou enviar para sua apreciação nossas considerações preliminares sobre esses dois temas e solicito, desde já, suas considerações.
Veja, considero estarmos tratando altivamente de temas eminentemente políticos. E aí solicito seus comentários sobre o que coloca a colega - hoje eventualmente uma adversária - que também disputa a direção da ASSEMPERJ, sobre ilações por ela produzida em relação às minhas motivações "secretas" que poderiam guardar algum tipo de vinculação promíscua. Solicito sua análise.
Finalmente, caro Leonardo, vou levantar ainda durante a campanha um tema que bem sei será de profunda discussão acalorada, será a discussão sobre transformarmos a nossa Associação em um Sindicato.
Vou lhe revelar que tenho um histórico pessoal de participação em campanhas de outras categorias profissionais a que tive a honra de pertencer. Fui funcionário do Banco do Brasil por pouco mais de 15 (quinze) anos - de 1980 até 1995. Neste período de tempo, tive a oportunidade de percorrer diversos estados de nosso País. A maior atividade que julgo ter desenvolvido foi ter atuado com o saudoso Herbert de Souza, o Betinho (lembra dele ?) atuando intensamente naquela que foi considerada a maior mobilização social do País, a Campanha Contra a Fome. Fui também dirigente sindical do Sindicato dos Bancários RJ tendo inclusive ocupado, por eleição entre os funcionários, alto cargo de representação no Conselho de Administração do banco em Brasília. Fui candidato a Dep. Est. em 1994 pelo PT/RJ e obtive pouco mais de 5.000 votos. Saí do BB no Programa de Demissão Voluntária o PDV em 1995, como disse antes, e segui minha vida profissional em outras áreas de atuação (atuei inclusive junto ao meu clube de coração o Flamengo, como assessor especial da presidência em 1999). Fiz o concurso público do MP em 2002 e fui chamado em 2005 e completei os 3 anos em julho último. Muito me orgulho de meus relacionamentos conquistados ao longo de 50 (cinquenta) anos de vida.
Contei isso tudo para te dizer que fiquei, a princípio, muito chateado mesmo com as palavras pouco amistosas (para não dizer maldosas) da colega concorrente.
Minha esposa, com quem sou casado há 27 (vinte e sete) anos, me perguntou firmemente dias atrás se eu estava convicto em participar dessa disputa na ASSEMPERJ (mulher é meio vidente né ?) e em nosso "papo" afirmei que sim.
Vou lhe dizer uma coisa, caro Leonardo, estou MUITO MOTIVADO para, junto com o pequeno grupo de apoiadores de nossa candidatura, levar adiante nossas propostas.
Agora, tem uma questão que quero acrescentar, iremos - se eleitos - tratar de um tema que consideramos fundamental que é a organização e a conscientização (através de intensos encontros, debates, simpósios, convênios, palestras e outras formas de divulgação) do pessoal do MP com vistas a despertar nos colegas um sentimento que julgo maravilhoso que é a SOLIDARIEDADE PRODUTIVA (EFICIENTE).
Desculpe pela longa apresentação. Mas você me instigou positivamente.
OBRIGADO DE CORAÇÃO POR SUAS PALAVRAS
ESTÍMULO MAIOR SERÁ DIFÍCIL DE APARECER
Abraço fraternal
Alexandre Teixeira
rua Senador Nabuco, 197 / 201, Vila Isabel - Rio de Janeiro (RJ) CEP:20551-230
Com relação aos votos que irás colher por aí, pode apurar aí mesmo e mandar o resultado consolidado por e-mail e por correio o material para podermos oficialmente protocolar no MP Sede.
|
|