ULTIMAS ATUALIZAÇÕES
02/12 - PÁGINA MANIFESTO COMPROMISSO Total de visitas: 52861
|
MANIFESTO COMPROMISSO
MANIFESTO COMPROMISSO
POR QUE SOMOS CANDIDATO ?
Por estarmos experimentando um momento inédito na sucessão em curso na ASSEMPERJ, buscamos iniciar este MANIFESTO, na gênesis do processo de consolidação da Chapa MOVIMENTO e AÇÃO! Vários colegas mais antigos de MP (o nosso candidato a presidente Alexandre Teixeira tem pouco mais de três anos na casa, já os outros dois integrantes contam com tempo superior a quatorze anos cada um), são categóricos em afirmar que esta está sendo a mais disputada eleição de nossa Associação de classe.
E é exatamente aí que reside a essência de nossa motivação em sermos candidatos. Conseguimos no curso do curto período de campanha - são sete dias úteis apenas desde 19/11/08 (data da oficialização da Chapa) - demonstrar ao conjunto dos colegas servidores do MPRJ que existe uma alternativa real à maneira como estão sendo conduzidos os justos anseios de todos nós.
O pleito em curso merece de todos nós uma análise profunda, para podermos identificar o porquê de termos quatro chapas em disputa. Será que somos inimigos figadais? NÃO. Não somos inimigos, temos apenas posições antagônicas. Somos divergentes em essência. E em quê divergimos essencialmente? Para nós, está nítido que se quer impedir a todos nós de praticarmos política.
Ah! Então quer dizer que a Chapa MOVIMENTO e AÇÃO é composta de “políticos”? NÃO. Nós apenas pensamos politicamente. Buscando entender os erros do passado para alcançarmos vitórias adiante. Dá um trabalho danado, pois, não temos como praxe baixar éditos e sim convencer para CONQUISTAR ALIADOS.
Necessitamos fazer uma pequena retrospectiva do que fizemos e apresentamos para um melhor entendimento de todos e se somos merecedores, portanto, de seu sufrágio.
Promovemos no início de novembro uma singela consulta eleitoral perguntando aos colegas do MP se eles achavam importante participar do processo de escolha do PGJ (íntegra do tema em nosso sítio cujo acesso já é de amplo conhecimento) e em que pese a declarada oposição da atual diretoria da Associação - taxando-a inclusive de ilegal - fomos vitoriosos conseguindo inclusive reconhecimento nacional. Essa foi a primeira demonstração do que almejamos. Para um observador minimamente atento, apresentamos uma proposta de participação efetiva no poder. Não é momento de se aprofundar nos critérios de participação, muito menos se será através desse ou daquele mecanismo legal que se viabilizará a sua legitimidade; queríamos e conseguimos consolidar a idéia.
E vejam, obtivemos inclusive a honrosa oportunidade de recebermos - protocolarmente - respostas da maioria dos Senhores candidatos a PGJ (vide sítio).
Fomos inclusive acusados - politicamente falando - de termos tipo objetivos meramente “eleitoreiros”. Equivocaram-se enormemente. Constatem os apoios que recebemos e a quantidade de acessos a página eletrônica (vide sítio, página inicial ao final à direita).
Em nenhum documento que apresentamos, no período eleitoral, lançamos mão de qualquer expediente mesquinho ou torpe. Trilhamos sempre - e essa será nossa marca registrada - o caminho de disputar a confiança dos colegas em nossos projetos e propostas. Primando pela apresentação, conceito, conteúdo e exeqüibilidade. Nunca esperem de nós “versinhos” maledicentes, nem tampouco aventuras descabidas. Por isso, exercitamos política e não “politicagem”.
Outro aspecto que merece destaque foi a proposta de Mandado de Segurança Preventivo de caráter laboral (o Manifesto de Segurança, vide sítio no item 11,57% retroativo a maio CUMPRA-SE A LEI), que foi motivo de intensa discussão entre todos nós servidores. Ao apresentá-lo queríamos, inclusive, buscar um consenso prévio entre as quatro chapas; tentamos também - incansavelmente - realizar uma assembléia de emergência (rechaçada pela atual diretoria da Associação). Pois faremos agora uma afirmação contundente: PERDEMOS UMA ÓTIMA OPORTUNIDADE DE APROFUNDAR A APLICAÇÃO DA AUTONOMIA FUNCIONAL, ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA que a Constituição garante ao MP. Cabe uma séria pergunta. Foram incapazes, omissos, ou o quê...?
Já apresentamos dois vetores fundamentais, a saber, um de longo-prazo, a votação para PGJ e outro de aplicação imediata (infelizmente desconsiderado pela atual diretoria da Associação).
Importante ressaltar nossas propostas na área de Responsabilidade Sócio-Ambiental, em que as submetemos à análise da alta administração do MP. São de rápida implementação e que poderão trazer grandes dividendos institucionais. Uma é o “NATAL, faça acontecer! Multiplique essa idéia”.e o outro diz respeito ao uso exclusivo de papel 100% reciclado nas dependências do MP.
Demonstramos nossa capacidade de articulação nacional, ao trazer para o conhecimento geral o apoio incondicional da FENASEMPE - Federação Nacional dos Servidores dos Ministérios Públicos Estaduais, materializado na MOÇÃO dirigida a todos os servidores do MPRJ (íntegra no sítio). Também contamos com a honrosa participação e apoio da dirigente do Sindjus-DF, colega do MPDFT.
Já afirmamos diversas vezes que é nosso compromisso estratégico discutir rapidamente acerca da criação de nosso Sindicato.
Ao longo da história das “organizações humanas”, pode-se constatar que a DEMOCRACIA é o regime político mais eficaz que se construiu. Longe de ser a perfeição (afinal é composto por homo-sapiens, portanto, falíveis por natureza) ela é, indubitavelmente, o mecanismo indispensável para a busca de solução dos problemas, angústias e mazelas que afligem toda e qualquer estrutura social.
Na contra-posição temos o AUTORITARISMO. Que como bem ilustra o dito popular, muitas vezes está travestido em “pele de cordeiro”. Somente o olhar atento conseguirá desmascarar àquele(s) que utiliza o modelo democrático para impingir seus (aparentemente ocultos) métodos intrinsecamente nefastos.
Somos aguerridos, mas não somos guerrilheiros. Somos retilíneos e não obtusos. Queremos convencer para VENCER(mos). Não acreditamos em artimanhas, boatos, astúcias ou golpes de última hora.
A beleza está na transparência das informações que propicia condições para impedir a perpetração de tais males.
SOMOS CANDIDATOS POR ACREDITAR PIAMENTE NA JUSTEZA DE NOSSOS PROPÓSITOS, PROPOSTAS E PROJETOS. SOMOS CANDIDATOS POR ACREDITAR NA FORÇA DA PALAVRA. ACREDITAMOS NA MOBILIZAÇÃO TRANSFORMADORA. COM A FORÇA DE SEU VOTO, VENCEREMOS NAS URNAS OS ADVERSÁRIOS (eventuais) DE HOJE, POIS TEREMOS ADVERSIDADES PELA FRENTE E A NOSSA UNIÃO É IMPRESCINDÍVEL.
OS DESINFORMADOS
A prática de nossa conduta será submeter sempre ao nosso coletivo as questões de cunho estratégico. Todo servidor - o sócio e o não-sócio - terá acesso TOTAL às contas de nossa administração. Buscaremos, incansavelmente, o consenso máximo possível na implementação de CAMPANHAS EFETIVAS DE REAJUSTE SALARIAL, inclusive - se assim a categoria deliberar - construindo aliança tática com àqueles a qual estamos “VINCULADOS”, o pessoal do judiciário, pois afinal, temos um adversário comum.
Sempre destacamos o pessoal “não-sócio” por uma razão simples. Em sua esmagadora maioria afirmam “não acreditar” na capacidade de REALMENTE conseguir melhorias “com àquela gente que lá está”. É um equívoco colossal personificar. Afinal, não assumiram previamente NADA perante a nossa categoria, falaram apenas com uns poucos que compareçam a assembléias pessimamente convocadas.
No dia 19 de janeiro de 2009 ocorrerá em Brasília-DF um Encontro Nacional de dirigentes, que representando diversos servidores de MP’s de vários estados, estarão deliberando temas de vital importância (visitem a página da FENASEMPE e constatem o que lá ocorrerá).
NOSSA TAREFA HOJE ! (ou melhor, amanhã dia 03/12/08 - quarta)
É BRADARMOS NAS URNAS. É AJUDARMOS QUEM NÃO TEM COMO SE DESLOCAR SOZINHO PARA VOTAR. O PESSOAL DO INTERIOR QUE PUDER, VENHA VOTAR NA SEDE. VAMOS CONVENCER O ÚLTIMO “não-sócio” A SE ASSOCIAR (basta pagar no ato a mensalidade) E IR VOTAR. É MOSTRAR QUE HOJE VOTAREMOS EM TRÊS PESSOAS E LOGO APÓS O RESULTADO SEREMOS MAIS DE 1.000 em MOVIMENTO e AÇÃO !
Amanhã dia 03/12/08 - QUARTA-FEIRA
V O T E -- Chapa MOVIMENTO e AÇÃO !
OBRIGADO POR SUA CONFIANÇA !
“Quem sabe faz a hora, não espera acontecer”.
|
|